Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Trabalho Final - ContextPicasa

Nossa interface foi produzida em diversas fases, mas posso resumi-las em três essenciais: a documentação dos requisitos, o planejamento dos modelos e a prototipação em papel. Cada uma teve grande importância para chegarmos ao resultado final, pois através das mesmas conseguimos uma maior intimidade com o projeto e seus objetivos.

A meta principal era produzir uma interface simples, que se adequasse às necessidades dos usuários da aplicação e que interagisse com eles de forma direta e criativa. Por eles apresentarem características e personalidades bem diferentes uns dos outros, tivemos que pesar bem antes de realmente implementar as telas do plugin. Separamos nossas idéias em duas propostas distintas, e após a conclusão e avaliação das mesmas escolhemos a primeira como nosso protótipo principal.

Analisando a interface escolhida de uma perspectiva semiótica e de acordo com o ponto de vista qualitativo-icônico, a primeira impressão que tentamos passar foi a de simplicidade e modernidade, as cores (cinza, branco e azul-esverdeado) foram escolhidas para ajudar a transmitir essas sensações, por serem cores que revelam certa sofisticação, criatividade e liberdade. Quando a textura que está aplicada ao fundo, foi utilizada com o propósito de transmitir segurança ao usuário, as formas utilizados também seguem esse mesmo ideal (quadrados com cantos arredondados).

Segundo o ponto de vista singular-indicial, nas tags podemos observar que a cor escolhida para sua confirmação possui uma tonalidade esverdeada para agregar idéia universal de verde como algo positivo, confirmado, aplicado. O gradiente utilizado sugere que elas são clicáveis devido à impressão de volume que causa. Já as fotos empilhadas, assim como apresentam uma função estética, também comunicam a existência de um grupo, no caso, grupo de fotos selecionadas.

Do ponto de vista convencional-simbólico, a aparência da interface não sugere um perfil de usuário muito restrito, justamente para abranger um maior numero de pessoas. A ausência de muitas informações na tela aparenta algo mais minimalista, com enfoque principal na região das tags, local onde mais recursos são apresentados, o que indica a funcionalidade do plugin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário