Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Resumo das páginas 7-13 do livro “Primeiros Passos Para a Semiótica” de Lucia Santaella

A semiótica é uma ciência que estuda a fenomenologia, e fenômeno por sua vez pode ser qualquer coisa que aparece na mente, seja uma lembraça, um sentimento, um toque, etc. De acordo com Pierce, com a observação dos fenêmonos e seus compartamentos na mente foram divisadas três categorias universais presentes em toda experência e todo pensamento, estas são: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.

A Primeirdade segundo Santella é qualidade de sentimento, a primeira apreensão das coisas, uma película fina de mediação entre nós e os fenômenos. A primeiridade é o presente, o que está na sua mente no presente momento, sem margem para interpretação, pois interpretação exige tempo, e com o tempo o presente que estava sendo refletindo já não é mais presente.

A Secundidade é caracterizada pela ação e reação. Depois dos sentimentos nos deparamos com as reações à esses sementimentos, reagir com relação ao mundo independentemente do pensamento, de uma reflexão, de uma decisão.

A Terceiridade é a camada reponsável pela representação e interpretação do mundo. Onde acontece a tradução do que percebemos em outros signos que são conhecidos por nós e assim interpretados. Os signos são traduzidos para outros signos até que nele encontremos uma representação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário